Liquidez da segunda oferta do PIBB terá o suporte de um formador de mercado

Ágora Sênior foi escolhida para garantir spread entre preços de compra e de venda, dando maior segurança ao investidor

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A primeira oferta do PIBB (Papéis Índice Brasil Bovespa), realizada no ano passado, mostrou-se um sucesso de retorno, com valorização de 44,50% nos últimos 365 dias. No entanto, no que diz respeito à liquidez dos papéis, isso representou um obstáculo, com muitos investidores de varejo se esquivando do produto por temer sua baixa liquidez.

Essa restrição não deverá ter o mesmo peso na segunda oferta, lançada dia 12 de setembro. O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, explica por quê: “estamos criando um formador de mercado”.

O formador de mercado fica responsável por negociar os títulos a fim de promover maior liquidez e menor diferença entre os preços de compra e de venda. Para quantidades de até 2 mil cotas, a diferença, ou spread, entre cotações estará limitada a 1%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quem fará essa assistência ao mercado é a corretora Ágora Sênior, contratada pelos bancos Itaú BBA e Santander, coordenadores da operação. A corretora deverá assumir a função de formadora por ao menos dois anos.

Qual a lógica do formador?

Papéis com baixa liquidez costumam apresentar intervalos consideráveis entre as cotações de compra e venda. Há menos agentes negociando; com isso, a diferença entre as ofertas de compra e de venda pode ser excessiva, gerando perdas na hora de negociar o ativo.

“O formador de mercado dará as cotações diárias de compra e venda”, afirma Mantega. Os investidores poderão acompanhar variações em tempo real e orientar sua estratégia. “Se o poupador, por algum motivo, desejar se desfazer das ações, ele tem liquidez”.

Continua depois da publicidade

Outras fontes de liquidez

O fluxo de negócios com as cotas do PIBB não está garantido só pela atuação da corretora Ágora. Outra ajuda é íntrínseca ao próprio lançamento da segunda oferta. Conforme lembra o presidente do BNDES, “uma nova oferta movimenta a carteira”.

Com esta versão de cotas agregada à primeira, o índice PIBB11, que representa o PIBB na Bovespa, ganhará dinamismo. E não é tudo ainda. Também atuarão nesse sentido os 11 bancos e 61 corretoras distribuidores do fundo, número bem maior que o da oferta original.

Para mais detalhes sobre as características do segundo lançamento do PIBB e suas diferenças em relação ao primeiro, clique aqui. Já para conhecer mais sobre as atribuições do formador de mercado, acesse aqui