Noticias

É possível viver com rendimentos de investimentos em Renda Fixa?

Marcelo Mikaki, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta do leitor InfoMoney.

Caso uma pessoa tenha R$ 1,2 milhão para investir e queira utilizar parte dos juros mensais desse investimento como complementação de sua renda habitual. Se ela investir em um banco com taxa atrativa de LCI ou LCA, poderá usar cerca de 70% ou 80% desses juros mensais como renda passiva? - Leitor: Caio

Olá Caio.

É muito importante que esta pessoa defina qual o período que pretende usufruir desta renda, pois trata-se de uma informação relevante para saber qual parcela do rendimento poderá ser utilizada.

Para preservar o “poder de compra” e garantir a perenidade deste capital, o percentual utilizado deve compreender apenas ao retorno que superar a inflação.

Vale ressaltar que a utilização de 70% ou 80% do retorno nos investimentos de renda fixa, nos atuais níveis de juros e inflação da economia brasileira, faz com que esta renda seja finita.

Atualmente a taxa de juros reais (taxa de juros livre da inflação) próximo a 4,5%a.a., resulta em uma parcela de R$ 4.320,00 ou 0,36%a.m. sobre o total investido, valor inferior a renda desejada.

Investimentos com isenção de Imposto de Renda como LCIs, LCAs e Fundos imobiliários podem ser excelentes opções para geração de renda mensal, lembrando que além da taxa oferecida, a solidez e as garantias desses investimentos devem ser levados em consideração na decisão de aplicação.

Recomendo sempre consultar um planejador financeiro para uma análise do perfil de investidor, objetivos e prazos. Dados essenciais para escolha do melhor produto ou carteira de investimentos.

Resposta de Marcelo Mikaki, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF. Marcelo Mikaki é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).


As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.